quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Quadrinhos e fotografia


Aproximações entre a arte das histórias em quadrinhos e a da fotografia têm aparecido cada vez com mais frequência na produção quadrinística. Esta temática, inclusive, tem sido com frequência objeto de palestras e artigos científicos. A revista 9a Arte, por exemplo, publicou em 2018 um artigo da pesquisadora Barbara Postema que trata desse tema - "A fotografia nas histórias em quadrinhos sem palavras", disponível em A fotografia nas histórias em quadrinhos sem palavras | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br). Da mesma forma, pode-se dizer que a temática surgiu bem cedo nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos quando, já na segunda edição do evento, realizada em 2013, Rafael Martins apresentou o trabalho "Fotografando o relato; narrando a fotografia. Um abordagem intermidiática de O Fotógrafo"(disponível em 4 - ARTIGO - RAFAEL MARTINS - HQ E JORNALISMO.pdf (usp.br)).

Essa temática foi novamente abordada nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em agosto de 2023, cujos trabalhos estão sendo publicados no dossiê especial da revista 9a Arte. Estou aqui me referindo ao artigo "'E se fez a luz': a revelação da memória pela luz fotográfica em Regresso ao Éden, de Paco Roca", de autoria de William Farago e Juliana Estanilau de Ataíde Mantovani, da Universidade de Brasília (disponível em: “E se fez a luz” | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br)).

O autor espanhol Paco Roca é conhecido por abordar a temática da memória em suas histórias em quadrinhos. Em Regresso ao Éden (2022), a memória surge por meio das fotos presentes na obra. O artigo se debruça exatamente sobre essa obra, buscando analisar como o autor trabalha a memória através das fotografias nesse quadrinho, utilizando em sua estrutura uma composição gráfica similar à de uma câmera fotográfica analógica. Nesse viés, os autores entenderam como fulcral analisar os diálogos temáticos e estruturais da história em quadrinhos com a fotografia, partindo da perspectiva do ato fotográfico e das relações entre fotografia, memória e perda. Além disso, também sentiram necessário adentrar nos estudos fotoliterários e questionar os efeitos de sentido gerados pelas fotos e retomar os estudos intermidiáticos para interpretar os diálogos entre mídias. O resultado traz uma significativa contribuirão para o diálogo entre fotografia e quadrinhos, buscando verificar sua complementaridade.

O artigo certamente representa uma leitura valiosa para aqueles que se interessam pelas duas formas de manifestação.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário