terça-feira, 19 de março de 2024

Fragmentos da memória negra nos quadrinhos brasileiros

 


Pode-se afirmar que é muito difícil contabilizar os fatos e personagens negros na história brasileira que não foram devidamente documentados, registrados, transmitidos pela história oficial, e que, em diversos movimentos de reavivamento e resgates, vêm sendo “descobertos” e têm suas histórias, então, divulgadas. Isso vem ocorrendo por meio da literatura, das artes visuais, do jornalismo e dos quadrinhos que, para além de abordagens autobiográficas, também se debruçam, por exemplo, em discorrer sobre eventos históricos, em biografar a vida de terceiros, em falar da relação de manifestações, objetos ou espaços com determinadas comunidades e grupos.  

Tendo a memória, enquanto seu resgate e sua manutenção, como ponto focal em sua abordagem, esses trabalhos dialogam também com pontos sensíveis da arte afro-brasileira. Tal ocorre com o artigo de Leonardo Rodrigues dos Santos, intitulado "O desvelar da cultura negra nos quadrinhos brasileiros", publicado na edição da revista 9a Arte dedicada à reunião dos trabalhos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

O artigo objetiva debater como alguns quadrinhos vêm operando como ferramenta de perpetuação de diferentes fragmentos da memória negra brasileira, analisando essas produções pelas lentes da história, história da arte e de estudos raciais. Trata-se de um acréscimo muito bem vindo à temática, que cada vez recebe maior atenção de pesquisadores de quadrinhos.

O artigo pode ser acessado no endereço O desvelar da memória negra nos quadrinhos brasileiros | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário