quarta-feira, 20 de março de 2024

Representação dos negros nos mangás



Como mencionado em postagem anterior - ver postagem Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP: Fragmentos da memória negra nos quadrinhos brasileiros (observatoriodehistoriasemquadrinhos.blogspot.com) - a representação dos negros nas histórias em quadrinhos tem atraído cada vez mais o interesse dos pesquisadores brasileiros. Nesse sentido, pode-se afirmar que o artigo elaborado por Anna Luísa Diniz Felipe e Michele Delbon Silva, vem corroborar essa constatação, dessa vez enfocando um tipo específico de história em quadrinhos, o mangá. No caso, as autoras se debruçam sobre uma produção específica, a série Jojo´s Bizarre Adventure, destacando como ela aborda questões de identidade negra e diversidade, ainda que de maneira problemática, na cultura japonesa

No artigo "Negros mágicos” e a evolução da representação de negritudes em Jojo’s Bizarre Adventure", as autoras discutem a importância da representatividade e exploram as implicações sociais e culturais dessa representação, focando em personagens como Muhammad Avdol e padre Pucci para questionar estereótipos raciais.

O artigo é um dos recentes acréscimos ao dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos que está sendo publicado pela revista 9a Arte. Interessados podem ter acesso a ele no endereço eletrônico “Negros mágicos” e a evolução da representação de negritudes em Jojo’s Bizarre Adventure: os casos de Avdol e Pucci | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Trata-se de uma boa e instigante abordagem ao tema.

Prof.. Dr.. Waldomiro Vergueiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário