sexta-feira, 1 de março de 2024

Terror à moda Disney


Na publicação Spookyzone: histórias de terror (2021) Huguinho, Zezinho e Luisinho, os conhecidos sobrinhos do Pato Donald, viajam por vários países da Europa e lá enfrentam diversos perigos sobrenaturais. A obra em quadrinhos possui quatro aventuras, cada uma dividida em duas partes. Dentre elas, Felipe Campos escolheu a história intitulada “Nas sombras da Floresta negra” como objeto de sua pesquisa.

A história mantém diálogo com vários elementos de contos de fadas aliados, como esperado, a certas convenções e personagens encontrados comumente em narrativas de medo. Em sua pesquisa, Felipe Campos buscou observar como são as estratégias utilizadas pelos textos verbal e não verbal no objetivo de causar medo no leitor. Conclui que essa publicação é um exemplo de como o terror também pode agradar leitores mais jovens, quando produzido diretamente para eles. Além de estabelecer um primeiro contato com o gênero, abre a possibilidade para que este possa se transformar em interesse no futuro, com potencial aumento no número de leitores adultos. 

A pesquisa encontra apoio teórico em Carlos Reis, Paulo Ramos, Stephen King e Thierry Groensteen. Com o título de "Histórias de medo para crianças como primeiras leituras de terror e a viagem assustadora de Huguinho, Zezinho e Luisinho", ela foi apresentada nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

Interessados em conhecer melhor esta discussão inovadora sobre a introdução de leitores no gênero terror têm acesso a ela em artigo que foi publicado no dossiê das 7as Jornadas da revista 9a Arte. O endereço para tanto é Histórias de medo para crianças como primeiras leituras de terror e a viagem assustadora de Huguinho, Zezinho e Luisinho | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário