quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Como as histórias em quadrinhos enfocaram duas tragédias recentes no Brasil


Em 27 de março de 2023, na cidade de São Paulo, a professora Beth foi morta por um adolescente de 13 anos. Poucos dias depois, em 5 de abril, um homem matou quatro crianças em uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Duas tragédias recentes, ambas em ambiente escolar, que chocaram a sociedade brasileira.

Foram tragédias inusitadas, que levantaram muitas dúvidas e indagações. Por que ocorreram? O que motivou os perpetradores desses crimes? Que circunstâncias concorreram para que eles ocorressem. Tendo essas questões como pano de fundo, Maria Isabel Borges, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, resolveu pesquisar como o mundo das histórias em quadrinhos reagiu às tragédias, analisando a produção de três quadrinistas que publicam em mídias sociais.

O resultado dessa pesquisa é apresentado no artigo “Tragédia na escola: quadrinhos, percepção e representação”, em que a professora mostra a percepção dos artistas Alisson Affonso, Genildo e Daniel Lafayette sobre essas duas tragédias, buscando relacionar linguagem, representação e performatividade a partir da compreensão da linguagem quadrinística. Para isso, ela realizou a análise de seis textos em quadrinhos, publicados no Instagram.

A pesquisa permitiu concluiu que os quadrinistas compartilham a linguagem dos quadrinhos na sua atividade artística e profissional, mas não percebem e/ou representam as duas tragédias igualmente. Cada um deles realiza escolhas e assume responsabilidades quando os textos se tornam públicos. Atuam como “porta-vozes” das vítimas (Alisson e Genildo), críticos da sociedade e do bolsonarismo (Lafayette, Genildo e Motta).

Esse instigante artigo, publicado no dossiê especial das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da revista 9ª Arte, pode ser lido e baixado no endereço https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/219554.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

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