sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Por Tutatis! Vamos para as aulas de História



O título desta nota bem poderia estar na boca do gaulês Asterix, ao saber que suas peregrinações e proezas pelo Império Romano governado pelo imperador Júlio César podem ser instrumento de ensino em aulas de História para o ensino fundamental e médio. Esse ponto de vista é defendido pelo historiador e pós-graduando (latu sensu) da Universidade EST, Iuri Biagioni Rodrigues, em trabalho que apresentou nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos e que acaba de ser publicado no dossiê especial da revista 9a Arte.

No artigo, intitulado "Possibilidades de utilização das histórias de Asterix no ensino de História", Iuri busca abordar como pode ocorrer a utilização dos quadrinhos de Asterix nessa área de ensino, defendendo que eles possuem uma versatilidade de temas que podem ser trabalhados em sala de aula, como conceitos, povos antigos e locais históricos

Os objetivos dos artigo envolvem fazer uma revisão de literatura sobre o tema e demonstrar a aplicabilidade das histórias de Asterix em aulas de História. Para isso, o autor realizou uma análise de livros, artigos e dissertações de mestrado sobre este assunto. Conclui que os quadrinhos são uma interessante, instigante e motivante fonte de pesquisa em História e as diversas histórias de Asterix , especialmente, podem ser bem aproveitadas no ensino de História Antiga para torna-lo mais dinâmico e divertido.

Interessados em conhecer o artigo na íntegra pode fazer isso no endereço Possibilidades de utilização das histórias de Asterix no ensino de História | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário