Recentemente, o Instituto Federal Fluminense da cidade de Macaé realizou prova para seleção de novos alunos. Na prova de português, o principal texto utilizado foi uma resenha elaborada pelo professor Roberto Elísio dos Santos, intitulada "A maioria da população brasileira é minoria nos quadrinhos".
O artigo do professor Roberto foi originalmente publicado no primeiro fascículo do volume 8 da revista 9a Arte, versando sobre a representatividade do negro nas histórias em quadrinhos brasileiras, tema do livro que foi o objeto da resenha, intitulado O negro nos quadrinhos do Brasil.
De autoria de Nobu Chinen, também pesquisador do Observatório, o livro foi publicado pela Editora Peirópolis, de São Paulo, em 2019, tendo sido resultado de sua pesquisa de doutoramento, realizada na Escola de Comunicações e Artes da USP. O livro foi originalmente distribuído aos participantes das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos de 2019, mas pode ser encontrado em boas livrarias ou adquirido diretamente com a editora (Home - Editora Peirópolis (editorapeiropolis.com.br).
Ficamos sempre muito felizes pela apropriação de textos publicados na revista 9a Arte por instituições de ensino do país.
A resenha pode ser acessada no endereço A Maioria da população brasileira é minoria nos quadrinhos | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário