Já foi iniciada a publicação do volume 12 da revista 9a Arte, referente a 2024. O primeiro artigo publicado versa sobre a obra A Guerra dos Farrapos, de Tabajara Ruas e Flávio Colin, publicada originalmente em 1985.
Segundo o artigo, ao elaborar os desenhos para a graphic novel, Colin apropriou-se de alegorias e símbolos, procurando criar o efeito de um realismo visual e investindo em pesquisa imagética para a caracterização de um jeito específico dos personagens, dos cenários e dos figurinos. Na análise dos quadrinhos, foram considerados os signos plásticos (linhas, texturas, planos, cores, composição), icônicos (figuras, cenários, caracterização de personagens, símbolos) e verbais. A análise também identificou que os elementos da cultura gaúcha foram representados, principalmente nas cenas de lutas e negociações, construindo uma narrativa que usa os acontecimentos dessa revolta para pensar as diferentes identidades de um Brasil sulista. Os traços expressionistas deram tom de crítica, heroísmo e aventura a alguns dados históricos.
O artigo, intitulado "Cultura e identidade na obra A Guerra dos Farrapos, de Flávio Colin", é de autoria de Neuza de Fátima da Fonseca e Marilda Lopes Pinheiro Queluz, ambas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ele pode ser acessado, para leitura e downloado, no endereço Cultura e identidade na obra A Guerra dos Farrapos, de Flavio Colin | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário