Já ouvi afirmarem - e eu mesmo o fiz algumas vezes -, tanto que as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas com objetivos didáticos nas mais variadas áreas e disciplinas de ensino como que, em princípio, não há limite para isso. Talvez tal pretensão seja até um excesso de confiança da parte dos estudiosos de quadrinhos, mas praticamente a cada dia nos defrontamos com aplicações às quais não havíamos ainda atentado. É o que me ocorreu ao me deparar com o artigo de Admir Soares de Almeida Júnior, que reflete sobre como as histórias em quadrinhos podem colaborar para o ensino de educação física escolar.
Publicado no dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, onde foi apresentado como um dos trabalhos científicos da sessão "Quadrinhos e Educação - III", o artigo apresenta algumas reflexões iniciais advindas de uma revisão sistemática de literatura relacionada à produção de conhecimento sobre história em quadrinhos e educação física escolar, analisando 08 artigos científicos, publicados no período entre os anos de 2006 a 2022 que enfocam essa temática. Pela narrativa de Almeida Júnior, apreende-se que os artigos se caracterizaram, em sua maioria, como relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das aulas de Educação Física Escolar, o que pode sinalizar para uma preocupação não tão recente por parte dos docentes dessa disciplina, e que é possível se destacar a relação de subordinação da linguagem dos quadrinhos aos conteúdos específicos da Educação Física. Essa análise de conteúdo permite ao autor apresentar alguns caminhos possíveis da relação entre quadrinhos e educação física escolar no contexto das práticas pedagógicas e de pesquisas.
O artigo, intitulado História em quadrinhos e educação física escolar: essa relação “dá jogo”? pode ser acessado no endereço História em quadrinhos e educação física escolar | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br). Ele vem a se somar a outras aplicações de quadrinhos propostas nas 7as. Jornadas, como as relacionadas à matemática (Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP: Uso de quadrinhos em aulas de Matemática), educação sexual (Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP: Uma história em quadrinhos para ensinar educação sexual) e história (Observatório de Histórias em Quadrinhos - USP: Por Tutatis! Vamos para as aulas de História) já divulgadas neste blog.
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário