quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Uso de quadrinhos em aulas de Matemática



Confesso que fui um daqueles alunos para quem as aulas de matemática sempre foram um problema (sem trocadilhos). Nas décadas de 1960 e 70, nos meus tempos de ginásio e colegial (hoje Fundamental e Médio) sofria para entender as lições que vinham diretamente do livro do prof. Osvaldo Sangiorgi. Um martírio. Só vim a mudar minha opinião sobre o autor quando o conheci, muitos anos depois, na Escola de Comunicações e Artes da USP. Fomos colegas durante muitos anos. Eu sempre me perguntava como um professor tão simpático e bem humorado pudera me fazer passar tantas agruras na vida. Hoje sei que não era culpa dele, mas sim da forma como os professores de minha infância e adolescência transferiam aos alunos o que ele escrevera em seus livros.

Talvez os professores Simone José Aparecida da Silva Santos e Rodrigo Otávio dos Santos tenham experimentado angústia semelhante nos seus tempos de escola e esteja aí a semente que os levou a escrever o artigo "Quadrinhos na Matemáticca" que o dossiê sobre as 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da revista 9a Arte tornou público nesta segunda semana de janeiro de 2024.

Fruto da tese de doutoramento de Simone, professora de Matemática da Escola Estadual Manoel Bandeira, localizada no município de Alta Floresta – MT, o artigo descreve experiência com uso de histórias em quadrinhos para o ensino dessa disciplina no nível Fundamental de ensino

A partir da solicitação aos estudantes para que pensassem numa situação-problema observada ou vivenciada por eles em seu cotidiano, os alunos apresentaram para os colegas da sala o problema evidenciado e, após pesquisas, produziram histórias em quadrinhos a partir das questões elaboradas. As histórias em quadrinhos foram produzidas na plataforma Pixton e posteriormente publicadas na plataforma digital Wattpad, como capítulos do livro Quadrinhos na Matemática

Dentre as histórias em quadrinhos produzidas por estudantes do ensino fundamental, os autores selecionaram para discussão no artigo a história em quadrinhos “Tales de Mileto, o moço das pirâmides!”

O artigo discorre de forma abrangente sobre essa experiência de aproximação das histórias em quadrinhos ao ensino da matemática e conclui que a produção de histórias em quadrinhos contribui para que a aprendizagem da matemática aconteça de forma mais prazerosa, possibilitando aos estudantes verificarem as diferentes utilidades dos saberes matemáticos nos mais variados contextos.

É uma abordagem muito interessante que está disponível para download no endereço Quadrinhos na matemática | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br). Após sua leitura, talvez alguns fiquem com a mesma dúvida que eu: onde estavam professoras como a Simone  José quando eu tentava aprender matemática nos meus tempos de ginásio?

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário