domingo, 14 de janeiro de 2024

Um processo criativo incompleto para criação de quadrinhos


Pode-se dizer que os processos criativos nos quadrinhos são variados e talvez não tenham sido ainda totalmente explorados. Nos últimos tempos, estudiosos, pesquisadores e também autores de quadrinhos têm se debruçado sobre essa questão, tentando compreender esses processos e assim compreender melhor ou desvendar o que envolve a produção de histórias em quadrinhos. O artigo "Quadrinhos e processo incompleto", recém-publicado na revista 9a Arte, pode ser incluído entre essas iniciativas. Apresentado originalmente como um trabalho nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em agosto de 2023 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o artigo apresenta um processo muito particular de criação

Escrito por Lucas Muniz Reis e Irene de Mendonça Peixoto, "Quadrinhos e processo incompleto" reflete sobre o processo de criação desenvolvido pelo primeiro autor, a partir pseudônimo “Sem Cabeça”, por meio do qual são realizadas experimentações com as possibilidades criativas da linguagem dos quadrinhos. No texto, destaca-se, como característica marcante dessa poética, a abertura que acontece desde o começo do processo, ao experimentar livremente em cadernos e livros de artista, até as etapas finais, nas quais esses materiais são editados para compor publicações que, no entanto, não apresentam uma finalização... daí a ideia de algo incompleto, inacabado, em continuidade, que pode estimular novas possibilidades tanto para leitura quanto para futuras criações. 

Trata-se de um texto ousado e provocativo, que merece a atenção daqueles que se interessam pelos processo de criação envolvidos nos quadrinhos. Ele está disponível no endereço  Quadrinhos e processo incompleto | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário