sábado, 13 de janeiro de 2024

Livro sobre aspectos epistemológicos dos quadrinhos é objeto de resenha da revista 9a Arte


Ao analisar o livro Quadrinhos: autorialidade, práticas institucionais e interdiscurso, de Lucas Piter Alves-Costa, publicado em 2021, o professor Paulo Ramos, em resenha que elaborou para a revista 9a Arte, inicia mencionando a tradição brasileira de olhar os aspectos epistemológicos dos quadrinhos a partir do viés de autores estrangeiros. Afirma tal fato para destacar a singularidade do livro de Alves-Costa, que não segue esse caminho.~

Com várias obras publicadas sobre a Linguagem das Histórias em Quadrinhos, além de um sólido currículo como orientador na área, Paulo Ramos tem autoridade para fazer uma afirmação de tal monta. Com base em sua experiência, ele destaca os principais aspectos da obra de Alves-Costa, salientando sua opção pelas premissas da análise do discurso propostas pelo francês Dominique Mangueneau e detalha a estrutura do livro, fruto da tese de doutorado de seu autor. 

Na resenha, Paulo Ramos sinaliza vários questionamentos que o texto de Alves-Costa suscitaram, indicando possibilidades de aprofundamento que podem ser seguidas pelos leitores do livro. Destaca ainda a complexidade da obra, que merece várias leituras, e conclui de forma positiva, afirmando que o objetivo do autor com o livro foi plenamente cumprido.

Vale a pena conferir. A resenha está disponível no endereço eletrônico Quadrinhos | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

 Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

PS: A revista 9a Arte tem por objetivo divulgar a literatura especializada sobre histórias em quadrinhos. Se você leu ou identificou alguma obra teórica de qualidade e deseja recomendá-la, escreva uma resenha e colabore com outros estudiosos dos quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário