sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Gibiteca da cidade de São Roque homenageia Álvaro de Moya, fundador do Observatório de Histórias em Quadrinhos



A Gibiteca da Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel, da cidade de São Roque, SP, passa, a partir desta terça-feira, 30 de janeiro, a se chamar “Gibiteca Álvaro de Moya”. Trata-se de uma merecida homenagem a um dos pioneiros na defesa das histórias em quadrinhos no Brasil.

Desenhista, jornalista, diretor de cinema e televisão, Álvaro de Moya faleceu em agosto de 2017. Foi um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, em 1951, na cidade de São Paulo, a primeira exposição de quadrinhos no mundo a utilizar material original (e também a valorizar o meio, contrariamente a outras exposições que ocorreram por aquela época).

Autor de vários livros e artigos sobre histórias em quadrinhos, Moya foi professor do Departamento de Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo durante várias décadas. Na ECA, foi um dos fundadores do Observatório de Histórias em Quadrinhos, em 1990, atuando durante vários anos no nosso grupo de pesquisa.

Grande entusiasta e incentivador dos quadrinhos no Brasil, Álvaro de Moya merece todas as homenagens possíveis e imagináveis.

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário