No artigo "Cinema Panopticum, de Thomas Ott: imagens, terror e controle social", Pascoal Farinaccio, da Universidade Federal Fluminense, propõe a análise crítica dessa história em quadrinhos de Thomas Ott, publicada em 2021.
Na narrativa, uma garota visita um parque de diversões onde assiste a pequenos filmes em cabines de cinetoscópio (um aparelho de projeção de imagens inventado em 1894). Pelos olhos da garota, o leitor acompanha, nos filmes, histórias macabras e cruéis. Inicialmente, o artigo se debruça sobre o conceito de panóptico, estudado por Michel Foucault (2014), para estabelecer uma relação entre o universo das imagens e o controle social. Na sequência, busca esclarecer, com apoio em teorias do cinema, o diálogo criativo de Thomas Ott com o cinema expressionista alemão e sua atmosfera de terror.
Ao final do artigo, demonstra-se como Ott recupera algo do fascínio e temor dos primeiros espectadores em face das imagens cinematográficas.
O artigo, publicado no dossiê especial da revista 9a Arte, é um dos vários apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas em agosto de 2023 na Escola de Comunicações e Artes da USP. Ele pode ser lido na íntegra no endereço Cinema Panopticum, de Thomas Ott: | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário