Em seu artigo, "Se Peter Pan é uma história (em quadrinhos) para meninas: relato de um processo criativo", a artista de pesquisadora Paula Mastroberti discute o processo de criação de uma narrativa gráfica em andamento. O artigo é derivado da pesquisa desenvolvida durante o mestrado e o doutorado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que teve como corpus a obra Peter and Wendy, de James M. Barrie, e suas edições e repercussões junto ao leitor brasileiro.
No artigo, Mastroberti descreve os métodos e concepções que fundamentam Peter Pan: uma história de meninas, com três volumes, já divulgados em acesso livre online. A autora declara que seu principal objetivo é divulgar a obra em quadrinhos e refletir sobre o processo de produção autoral, levando em consideração a complexidade do sistema semiótico dos quadrinhos.
Ao descrever o processo de criação da graphic novel, a autora discorre sobre suas motivações e metodologia de trabalho, o argumento e principais conceitos que utilizou como guias, o desenvolvimento do roteiro, a construção artística da obra, os materiais utilizados e o uso dos recursos da linguagem dos quadrinhos.
Pode-se dizer que o artigo apresenta quase que uma "radiografia" de uma produção quadrinística, chamando para aspectos nem sempre muito discutidos na literatura da área.
O artigo pode ser acessado no endereço Se Peter Pan é uma história (em quadrinhos) para meninas: | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário