segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Protagonismo indígena e divulgação científica em quadrinhos



O protagonismo indígena é o foco central do mais recente artigo publicado no Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, edição especial da revista 9a Arte

Em "Tem indígena aqui: reflexões acerca do protagonismo indígena na história em quadrinho da revista Almanaque Tem Cientista Aqui", as autoras Julia Melo Chohfi, Paola Susana Mendoza Champi e Sarah Marion Martins, todas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), utilizam a base teórica da análise do discurso franco-brasileira para refletir sobre uma história em quadrinhos específica.

O artigo estabelece as relações da arte dos quadrinhos com a divulgação científica para o  público escolar, problematizando as discussões em torno do conhecimento científico e popular através da representatividade e protagonismo indígena. O objeto de análise é a história em quadrinhos "Quantas espécies de peixes existem na bacia amazônica?, publicada na revista Almanaque Tem Cientista Aqui!, da rede Conexões Amazônicas, publicada em novembro de 2022.

Produzida no âmbito da Oficina “Tem cientista aqui”, realizada em parceria com várias instituições, a revista foi idealizada para ser utilizada com os estudantes do ensino fundamental, buscando aproximá-los ao cotidiano dos pesquisadores que estudam a Amazônia nas áreas de arqueologia, recursos hídricos, ecologia e sociologia. A protagonista da história é uma menina indígena que aparece retratada em vários momentos de sua vida. Aplicando as ferramentas da análise do discurso, as autoras conseguem identificar que o material produzido, ainda que buscando empoderar e valorizar a comunidade indígena, apresenta algumas limitações que engrandecem e hegemonizam “o conhecimento científico do homem branco eurocentrista” em detrimento a outros tipos de conhecimentos.

O artigo está disponível para leitura e download em Tem indígena aqui: | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário