sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Como ensinar a leitura crítica de quadrinhos


 

Pode-se dizer que o artigo de Lucas Piter Alves Costa, Mayara Victoria dos Santos Oliveira e Artur Schitine Siqueira Rodrigues, intitulado "Sequências didáticas para ensino e avaliação de leitura de quadrinhos", parte, no mínimo, de uma premissa ousada: é possível ensinar e avaliar a leitura crítica de histórias em quadrinhos.


Com esse objetivo em mente, os autores buscam propor uma sequência didática para o ensino e avaliação de leitura crítica de quadrinhos, atendendo a algumas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada para isso tem sua base na Análise do Discurso Semiolinguística (Charandeau, 2008), com apropriações teóricas de Ramos (2009), Groensteen (2015), Joly (2007), Kleiman (2002), Dell’Isola (1996), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). 


O material usado para a sequência didática é uma charge de autoria de Mau, pseudônimo do cartunista Maurício Jorge, também conhecido como “Jorge O Mau” (cartunista, chargista, quadrinista, tatuador e ilustrador). Os autores defendem que o percurso de leitura tem como fim não apenas a compreensão, mas a significação do mundo. Os resultados sugerem que trabalhar leitura de quadrinhos nas escolas ainda é um desafio, devido à falta de familiaridade com o sistema semiótico desses gêneros.


Com uma proposta tão instigante, o artigo certamente interessa a todos que desejam se aprofundar em aspectos da leitura crítica de quadrinhos. Publicado no dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da revista 9a Arte, ele está disponível no endereço Sequências didáticas para ensino e avaliação de leitura de quadrinhos | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

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