quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Artigo da revista 9a Arte destaca pesquisas acadêmicas sobre Laerte Coutinho



Em artigo cientifico recentemente publicado no volume 11 da revista 9a Arte, o professor Alex Caldas Simões, responsável pela disciplina Quadrinhos, gêneros textuais e/ou discursivos e linguagemdo programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)juntamente com quatro de seus alunos - Edézio Peterle Júnior, Jairo Santos Aquino, Rogério Carvalho de Holanda e Vitor Siqueira Macieira -, analisa a produção científica sobre a pessoa e obra de Laerte Coutinho, importante quadrinista do país. 

O artigo descreve investigação que se debruçou sobre as pesquisas acadêmicas empreendidas de 1974, data da publicação da primeira obra de Laerte, até 2022. No texto são destacadas criações e personagens, aspectos formais das tiras e como esse gênero de produção quadrinística pode ser classificado. Identifica também os principais pesquisadores  envolvidos no tema, suas regiões e universidades; bem como as pesquisas por eles desenvolvidas, áreas de estudos, temas, principais conclusões, e as pesquisas mais citadas na literatura sobre quadrinhos. 

Lançando mão de um arcabouço teórico que envolve pesquisadores da linguagem dos quadrinhos, o artigo descreve a natureza qualitatativa da pesquisa desenvolvida, de caráter eminentemente  bibliográfico. Nesse sentido, é importante destacar que ela traz, como especial contribuição para a área dos estudos quadrinísticos, a construção de uma perspectiva de estudos com ênfase em autores e sua contribuição para o mundo dos quadrinhos e para as ciências humanas e das linguagens.

Caracterizando-se como um texto minucioso e instigante, o artigo certamente é de interesse para os estudiosos da produção dos autores nacionais e, especialmente, para os apreciadores do trabalho de Laerte Coutinho. Está disponível para leitura no endereço Laerte Coutinho | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário