O título acima reflete o conteúdo do artigo de Válter do Carmo Moreira, pesquisador do Grupo COGNA da Universidade Estadual de Londrina, que dá continuidade ao dossiê especial, publicado pela revista 9a Arte, contendo os trabalhos apresentados nas 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.
O artigo analisa o processo de decolonização do quadrinho brasileiro, com foco nas implicações simbólicas e culturais desse fenômeno, examinando como o quadrinho brasileiro se internacionaliza e escapa à lógica de centro, participando ativamente do crescente fluxo de trocas simbólicas globais. Segundo o autor, este fenômeno não apenas enriquece a produção local, mas também contribui para uma compreensão mais ampla da diversidade cultural e simbólica no contexto global dos quadrinhos.
O estudo não apenas lança luz sobre as transformações acima citadas, mas também contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos culturais da globalização neste campo, desafiando concepções prévias e abrindo espaço para futuras investigações sobre a interseção entre o local e o global no cenário artístico contemporâneo.
Trata-se, sem dúvida, de uma discussão instigante, que pode ser acessada em Processo de decolonização do quadrinho contemporâneo brasileiro | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário