Nem sempre as questões científicas são tratadas nas histórias em quadrinhos com muita precisão, especialmente nos quadrinhos de super-heróis. Sua presença é muitas vezes marcada pela inspiração científica de alguns poderes ou porque alguns personagens são cientistas profissionais nas tramas. Quando a questão analisada refere-se à presença de mulheres cientistas, ela se torna ainda mais capciosa. É fácil elencar um cientista homem nos quadrinhos, mas quando se trata de uma cientista negra, há uma lacuna que indica desconhecimento e ausência.
A partir desse contexto, o artigo "Cientistas negras nos quadrinhos mainstream: raça, gênero e colonização", de autoria de Allana Sobrinho dos Santos e Paloma Nascimento dos Santos, ambas da Universidade Federal da Bahia, teve como objetivo realizar uma pesquisa documental e bibliográfica sobre cientistas negras nos quadrinhos mainstream no período de 1970 a 2022.
Segundo as autoras, a quantidade de cientistas encontradas, seus perfis e narrativas apontam uma representação ainda pequena, mas abrem caminhos para pesquisas sobre raça, gênero e ciências em interface com as histórias em quadrinhos. Vale a pena conferir.
O artigo está disponível no endereço Cientistas negras nos quadrinhos mainstream: raça, gênero e colonização | 9ª Arte (São Paulo) (usp.br).
Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário